GOLPE DA FALSA CENTRAL - SAIBA O QUE FAZER
- Camila Cortez
- 19 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
CUIDADO! Golpes podem acontecer mesmo tomando todas as precauções. Se isso acontecer com você, não entre em pânico! Siga estes passos importantes:
1️⃣ Registre um boletim de ocorrência: Vá até a delegacia mais próxima e relate todos os detalhes do golpe.
2️⃣ Informe a empresa ou instituição financeira envolvida: Após constatar que foi vítima de um destes golpes, o primeiro passo a ser tomado é o contato legítimo com a sua instituição financeira, solicitando o cancelamento das operações, e estorno das transferências, se for o caso. Registre também uma reclamação no BACEN.
3️⃣ Bloqueie cartões e senhas: Entre em contato com a administradora do cartão e troque suas senhas bancárias imediatamente.
4️⃣ Monitore suas contas: Fique de olho em todas as movimentações suspeitas em suas contas bancárias e de cartão de crédito.
5️⃣ Procure ajuda jurídica: Um advogado especializado pode orientar sobre a recuperação de seus prejuízos.
Além disso, lembre-se dos seus direitos como vítima de golpe:
◾️ Resolução do contrato: Peça o cancelamento do contrato e a devolução dos valores pagos.
◾️️O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito.
◾️ Reparação de danos: Reivindique compensação por prejuízos financeiros ou morais.
Já entrei em contato com o banco, e registrei o boletim de ocorrência. Não recuperei o dinheiro, o que faço?
Neste caso, após tomadas todas as tentativas amigáveis para a resolução do problema, é possível contatar um profissional especializado para a defesa de seus interesses em juízo. A instituição bancária possui responsabilidade objetiva.
Em síntese, se você se tornar vítima de um golpe, é crucial agir prontamente para reduzir os danos. Lembre-se de que, como vítima, você possui direitos que podem ser utilizados para recuperar suas perdas. Não hesite em buscar orientação de um advogado especializado para guiá-lo nesse processo.



Comentários